COLUNISTAS

Ana Bavon

Ana Bavon é advogada e estrategista especializada em governança social, impacto corporativo e responsabilidade institucional, fundadora da Ana Bavon Consulting. É reconhecida pelo impacto de sua atuação trabalhando com direitos humanos e a agenda ESG. É conselheira consultiva do Movimento Elas Lideram, do Pacto Global da ONU, e integra o Comitê de Auditoria do Pacto Global da ONU.

  • COLUNA

    Entre o legal, o moral e o ético: dilemas de governança, pessoais e da vida real

    Este artigo nasceu em uma sala de aula do Programa Diversidade em Conselho (PDeC Raízes) do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Na dinâmica, assumimos o papel de um conselho diante de um caso concreto. A tarefa era simples apenas na aparência: analisar a operação…

  • COLUNA

    A lógica da suspeita: o que a crise da confiança revela sobre as lideranças

    Desconfiamos uns dos outros. E, silenciosamente, aprendemos a desconfiar também das lideranças, das empresas, das promessas institucionais. A crise da confiança não é apenas interpessoal, é uma erosão ética que atravessa o mundo do trabalho, da política e dos afetos. Nunca foi tão difícil confiar,…

    A lógica da suspeita: o que a crise da confiança revela sobre as lideranças
  • COLUNA

    O RH do futuro é o RH em frequência humana

    O prêmio Human Leaders da Fast Company Brasil quer reconhecer os profissionais de RH que estão contribuindo para a construção de um ambiente inovador, acolhedor e saudável. Saiba mais sobre a iniciativa, que tem entre os conselheiros a colunista Ana Bavon. Há algo curioso acontecendo…

  • COLUNA

    O que bonecas reborn e conselhos homogêneos têm em comum

    Vivemos um tempo em que tudo é dito em nome do coletivo, mas quase nada é vivido como comunidade. A diversidade se tornou uma métrica; a inclusão, uma meta; o pertencimento, um valor de LinkedIn. Mas, quando observamos a base concreta do tecido social e…

    montagem de imagens de pessoas sentadas com rostos de bonecas
  • COLUNA

    Diversidade nas organizações depende de decisões radicalmente humanas

    Há anos atuando nas relações de trabalho, acompanhei o nascimento e a popularização da agenda de diversidade corporativa com genuína esperança. Analisava as primeiras iniciativas com o olhar crítico de quem entendia que, para reparar desigualdades estruturais, seria preciso muito mais do que narrativas confortáveis…

  • COLUNA

    Chief Happiness Officer – a utopia da saúde mental como meta

    Tenho pensado muito sobre como tudo virou produto. A vida foi convertida em experiência de consumo e agora a saúde mental segue pelo mesmo caminho. Eu mesma já paguei caro por essa lógica. Em 2016, tive um burnout tentando entrar em um fluxo que não…

  • COLUNA

    Economia de impacto como novo paradigma: o futuro das empresas em um mundo em colapso

    Nesses anos todos trabalhando com equidade de gênero e impacto social, tenho acompanhado mudanças mercadológicas, novas terminologias e tendências que, no fundo, falam sobre a mesma coisa: nada será como antes. Já vi a Responsabilidade Social Corporativa se transformar em ESG. Vi as empresas adotarem…

  • COLUNA

    Para onde vamos agora? Ou: para onde nos levaremos?

    Os ventos que sopram dos Estados Unidos carregam uma promessa perigosa: o desmonte da agenda de direitos humanos sob a retórica de uma meritocracia que, na prática, privilegia os já privilegiados e exclui os vulneráveis. A recente declaração de Donald Trump prometendo o fim de…

  • COLUNA

    Brain rot e o futuro do passado

    Quando a Oxford escolhe “brain rot” – ou apodrecimento cerebral – como a palavra do ano, não está apenas capturando uma moda linguística, mas fazendo uma leitura do espírito do tempo. O termo, que remete a um “apodrecimento cerebral” causado pelo excesso de estímulos fúteis…